Método Pilates na Água

"Quando comecei a me interessar pelo Método Pilates, ainda como aluna do curso de Educação Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro, concluído em 1998, não tinha informações sobre o Water Pilates. Participei de vários cursos sobre o Método, atuei como professora de Pilates durante anos até conhecer o Water Pilates em 2005, num evento realizado em São Paulo. Chamou minha atenção neste curso a novidade que procurava reunir os exercícios na água ao Método Pilates.

No entanto, o curso que se propunha a integrar o Método Pilates ao meio líquido ficou limitado a apresentar uma série de exercício próprios da Hidroginástica sem respeitar os princípios definidos por Joseph Pilates em sua sistematização. A decepção pessoal deu lugar à busca de desenvolver o Método Pilates na água obedecendo e respeitando os princípios desenvolvidos pelo autodidata e visionário alemão.

Desenvolvi atividades do Water Pilates com turmas em Juiz de Fora, Minas Gerais, onde se localiza o JF Pilates – Studio Andréa Melo, de minha propriedade. Sistematizei este método e comecei a desenvolvê-lo também em cursos de formação e atualização no Método Pilates, eventos que envolvem profissionais de diferentes áreas, em especial a Educação Física e a Fisioterapia.

Busquei levar para o meio aquático, além dos princípios, algo que fosse realmente identificável como Método Pilates: as molas.  Depois de muitas tentativas para conseguir um material durável e resistente, cheguei ao modelo de mola que atualmente utilizo na água.

Conceitualmente, pode-se afirmar que Water Pilates é um método de condicionamento físico, baseado nos princípios do Método Pilates, realizado no meio líquido. Visa desenvolver a força e o alongamento muscular de maneira harmoniosa, a melhoria da postura e da conscientização corporal, respeitando a individualidade de cada aluno-praticante. "
por Andréa Melo.

Em 2010, Andréa Melo lançou o livro "Método pilates na água".  Neste livro, a autora compartilha seus estudos e suas aplicações sobre o water pilates.
Adquira o livro conosco, envie e-mail para [email protected] e solicite!

O Water Pilates pode ser dividido em:

1. Water Pilates tradicional na água - exercícios executados sem qualquer auxílio ou material, utilizando-se das propriedades físicas da água.

2. Water Pilates tradicional com acessórios na água - são exercícios que se utilizam das propriedades físicas da água e de acessórios como: elásticos, círculo mágico, aquatubo, plataforma, caneleiras e halteres.

3. Water Pilates fitness na água - são os exercícios feitos com a utilização de molas e suas alças, acopladas à barra, adaptada na piscina.


Confira vídeo

Veja fotos dos cursos realizados

Curso Water Pilates em Campinas - SP - confira

Curso Water Pilates em Salvador - BA - confira

Curso de Water Pilates em Juiz de Fora - MG - confira

Curso de Water Pilates no Rio de Janeiro - RJ - confira

Reportagens
Revista - Como perder a barriga com o Pilates na água - confira
Revista - Reportagem na Revista Guia Pilates - confira
Revista - O Superpilates Aquático - Matéria da Revista SHAPE - Sobre o Método Pilates na Água - confira - (arquivo pdf)
Internet - Panorama Revista - Water Pilates - confira
Internet - Reportagem Site Acessa.com - Pilates para Criança - confira
Internet - Entrevista sobre Método Pilates na Água com Andréa Melo na Revista Isto É - confira

Para praticar:

Juiz de Fora
Academia Aquática
Rua Br Cataguases, 135 - Sta Helena
Juiz de Fora - MG, 36015-370
(0xx)32 3213-6639

Rio de Janeiro
Maxforma - Confira


Livro "Método pilates na água" adquira o seu!